Os Santos Populares estão aí. Este ano sem arraiais e música ao vivo, mas não podemos deixar de festejar esta quadra tão portuguesa! Por isso, este artigo traz as melhores sardinhas assadas e como aproveitar as sobras.
Quando falamos em Santos Populares, a sardinha é a rainha da festa. Para quem gosta deste peixe, é impensável festejar os Santos sem uma boa sardinha com molho a pingar no pão!.
Mas como sei que nem toda a gente pode grelhar sardinhas no carvão, deixo também outra opção (até mais gourmet) para poder usar sardinha de lata!
Sardinha fresca
Quem optar por um belo grelhado no carvão, é bom não esquecer que uma boa sardinha para grelhar deve ser fresca e não congelada. E já diz o ditado que a boa sardinha quer-se pequena. E é verdade!
Como qualquer peixe fresco, a guelra deve ser bem vermelha. As escamas devem ser brilhantes e o tronco do peixe rijo.
Depois de escolhida a sardinha, está na hora de fazer o lume. Para assar a sardinha, a grelha deve já estar bem quente e o peixe salgado umas horas antes.
Enquanto o lume pega, pode aproveitar para assar uns pimentos e fazer uma saladinha bem saborosa para poder molhar o pão.
No final, se sobrar sardinhas, não as desperdice. Pode sempre aprveitar essas sobras para fazer um timbale de sardinha com puré de grão e espinafres salteados! Uma verdadeira delícia!
Se gostou d’as melhores sardinhas assadas e como aproveitar as sobras, não deixe de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.