Dizem que há 1001 maneira de cozinhar bacalhau… e olhem que eu acredito! Até acho difícil escolher a minha preferida. Mas uma coisa é certa, bacalhau combina com azeite, disso não há dúvidas! Este bacalhau assado com migas de broa é delicioso e uma ótima sugestão, quem sabe, para o Natal!
Eu gosto de usar bacalhau já demolhado e pronto a consumir. É prático e tem sempre o ponto de sal no sítio certo. No entanto, se gosta ou prefere consumir bacalhau seco, anote estas dicas!
A demolha do bacalhau serve para eliminar o excesso de sal do interior do peixe e, ainda, hidratar a sua carne para que recupere a textura.
Antes de demolhar, passe as postas por água corrente, para retirar o excesso de sal. Depois use um recipiente ou alguidar com água fria e coloque as postas com a pele virada para cima e a água a cobrir todas as postas. Nesta promeira fase, a água deve ser mudada 2 horas depois. Seguidamente, deve ser mudade de 6 em 6 horas até cumprir o tempo previsto para cada espessura.
Assim sendo, para o bacalhau corrente deixe 36 horas. Para bacalhau crescido, 48 horas. O bacalhau graúdo precisa de 55 horas. E, por fim, o bacalhau especial de 72 horas
Durante o tempo que está de molho, deixe o bacalhau dentro do frigorífico.
Depois disto, é só seguir esta deliciosa receita e usar um bom azeite! Bom apetite!
Como Preparar uma Ceia de Natal Por 20€ para 4pessoas?
Se gostou do nosso bacalhau assado com migas de broa, venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.