Se há coisa que sabe bem na praia, são bolas de Berlim. Aquele clássico que nos acompanha desde a infância e que ainda hoje adoramos! A Comissão Europeia, no âmbito da campanha Bolas de Bruxelas, desafiou-nos a fazer as melhores bolas de Berlim no forno.
Para tornar as nossas bolas mais saudáveis, reduzimos substancialmente a quantidade de manteiga e de açúcar e decidimos cozinhá-las no forno, para que ficassem bem sequinhas e, assim, evitar fritá-las!
Este bolo é talvez dos mais famosos em Portugal. Rima com praia e com lanches de verão. Mas a verdade é que chegou ao nosso país trazido pelas famílias judaicas, que fugiam da Alemanha Nazi.
A receita original é a da Berlinesa, recheada com doce de frutos vermelhos. Ao chegar a terras lusas foi adapatada aos sabores nacionais e como não podia deixar de ser, foi recheada com doce de ovos. Mais típico é impossível.
Agora, sofrem mais uma pequena alteração para ficarem mais saudáveis! Tome nota da receita e prometa-me que esta vai mesmo fazer!
Olha aqui estão elas, as mais fofas e belas! (ler como se fosse um pregão, sff! :))
Gostou das nossas bolas de Berlim no forno? Então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para activar as notificações.