Sim, estas Broas de Natal saudáveis e sem açúcar são ótimas para comer em qualquer altura do ano, mas sabem ainda melhor no Natal!
São naturalmente adoçadas e aptas para os mais pequenos. O toque da batata doce, a raspa de limão, a canela e a erva doce tornam estas broas presença obrigatória na sua mesa da consoada!
Entretanto, deixo-lhe uma dica: para ser mais fácil moldar as broas, molhe as mãos. Retire o excesso de água e só depois pegue na massa. Role pequenas quantidades entre as palmas. Assim, a massa não se agarra tanto às mãos.
As broas são bolos tradicionalmente consumidos no Natal, mas em algumas regiões também o são no dia de Todos-os-Santos.
O seu nome tem um duplo sentido, porque “receber as broas” significa, segundo o dicionárioi de língua portuguesa, receber um presente, que em regra é dinheiro. Já a expressão “que ricas broas” já tem uma conotação irónica, que traduz forretice. Quando se usa esta expressão o que se quer dizer é que o presente é pobre, porque apessoa que o entrega não teve dinheiro para comprar um mais caro.
Existem várias versões para estas delícias. Estas são inspiradas nas broas castelares, bem conhecidas por todos. Depois ainda temos as broas de mel, muito famosas na Madeira. e várias variações, mel e nozes, erva-doce, canela e por aí fora.
Significados e sabores à parte, o que eu sei é que estas broas de Natal saudáveis e sem açúcar s são uma delícia, para comer sem culpa no Natal ou noutra época qualquer do ano!
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.