O desperdício alimentar é um tema do qual é urgente falar cada mais. Está a tornar-se num sério problema, que se reflete quer na vida económica, quer a nível ambiental. Não são poucas as vezes que aqui dou ideias para aproveitar o que temos em casa. Desta vez, vamos ver como desidratar fruta no micro-ondas!
Além de rentabilizarmos o nosso equipamento, vamos conseguir aproveitar fruta e legumes de uma forma diferente e bem saborosa, por muito tempo!
Chegou o novo Ebook de Lanches para a Escola e para o Trabalho
São mais de 30 Receitas bem simples de preparar e que lhe vão dar ideias para lancheiras e para comer bem e sem culpa. Saiba tudo aqui
Então, comecemos pelo início! Alimentos desidratados são aqueles que passam por um processo em que perdem toda a sua água. Desta forma, vamos conseguir que durem mais tempo e ao mesmo tempo preservar todos os nutrientes, de forma 100% natural.
Além de práticos, estes alimentos são faceis de guardar, são nutritivos e conseguimos consumir aquela fruta que tanto gostamos fora de época.
Quase todos os alimentos frescos podem ser desidratados. No entanto, é mais comum encontrar frutas, vegetais, ervas aromáticas, leguminosas, sementes, carne, peixe e cereais.
Dicas para desidratar fruta
É conveniente que a fruta seja de boa qualidade, madura e esteja bem firme. Desta forma, vamos conseguir que tenha o melhor valor nutricional, sabor e crocância possíveis.
As frutas grandes devem cortadas em fatias com o máximo de meio centímetro. Já as frutas pequenas não devem ser cortadas.
Usar alimentos congelados não é conveniente, uma vez que contêm muita água. O melhor é usar sempre alimentos frescos.
A fruta estragada ou demasiado madura não deve ser aproveitada. Já as frutas coloridas devem ser embebidas em sumo de limão ou de ananás (depois bem secas) para não perderem a cor durante a desidratação.
Para saber que o nosso alimento está desidratado, basta tocar e perceber que está firme e enrugado, sem estar pegajoso.
Como conservar
Depois de desidratar é importante deixar arrefecer. Depois disso, é só guardá-los em recipientes ou frascos herméticos. Também pode optar por conservar em sacos com fecho zip e em vácuo. Depois, o o cuidado máximo é que sejam guaardados num local sem humidade!
Ideias para usar alimentos desidratados
Este tipo de alimentos são ótimos snacks. A fruta, por exemplo, também pode consumir numa granola caseira, em iogurtes ou até para decorar bolos!
Chegou o novo Curso de Receitas Económicas
São mais de 9 workshops + 1 ebook de Receitas Económicas, que vai ajudar a sua família a Comer Melhor e Mais Barato. Saiba tudo e comece a poupar no supermercado aqui.
Se gostou do nosso artigo de como desidratar fruta no micro-ondas, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para activar as notificações.