O tempo passa a correr e é já nesta semaninha que o L. faz 8 meses (está tão crescido e tão reguila) :). Começámos a introdução do peixe nas sopinhas na passada semana, e só tínhamos introduzido a pescada, vamos hoje introduzir mais um peixe branco, a corvina. Nesta fase, deve evitar-se a introdução de peixes gordos com o salmão, mas alternativas como abrótea, besugo, maruca e garoupa, são excelentes opções.
A famosa corvina, é um peixe que se encontra em abundância na nossa zona costeira. Não tem um sabor muito intenso, e é um peixe com um sabor bastante agradável. Tem apenas um senão (como a maioria dos peixes), temos de cozer o peixe em separado e desfiá-lo (sem espinhas) antes de ser juntado à sopinha para ser triturado.
Uma curiosidade… sobre ervas aromáticas – tentamos sempre conjugar as sopinhas do L. com ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã), não só porque enriquecem o sabor das mesmas, mas também porque são ervas muito ricas do ponto de vista nutricional.
Sabia que… a salsa é extremamente rica em ferro, cálcio e vitamina c?
Ingredientes (para 3 a 4 porções)
- 1 posta de corvina (cerca de 100gr de peixe já limpo)
- 100 gr de brócolos
- 1 curgete
- 4 cenouras
- 4 a 5 folhas de acelgas
- 1 cebola
- 200 a 300ml de água
- salsa a gosto
- azeite virgem extra
- Colocar a corvina a cozer num tachinho com água.
- Num robô de cozinha, coloque os brócolos, a cebola, a curgete, as acelgas e as cenouras. Adicione a água e programe por 25 min, temperatura 100ºC, velocidade
- Quando a corvina estiver cozida, retire as espinhas e a pele, e reserve
- Após os 25 min, adicione a salsa e triture. Adicione a corvina e triture novamente, até obter a consistência desejada.
- Adicione apenas o azeite a cada sopinha, quando o bebé a for comer. Bom apetite!