O abacate ganhou fama, nos últimos anos, por conta dos brunchs e das tostas de abacate e ovo! Mas esta fruta oriunda do México ou da América do Sul já é cultivada desde o século XV. Carregada de nutrientes e vitaminas é uma excelente opção para a saúde. Por isso, estas dicas e receitas com abacate vão ajudar a saber como escolhê-lo e como usar em diversas receitas.
Primeiramente, para saber quando o abacate está maduro, é importante que veja a consistência e a cor da casca. Se a casca for escura, com alguns pontos pretos, por exemplo, indica que a fruta está maduro. Se estiver um pouco mole ao toque, também é sinal que está pronta para consumir.
Outra opção, é retirar a tampinha que existe no fundo da fruta. Se estiver amarelo ainda não está ponto. No caso de estar verde, está ótimo para consumir. Se se revelar castanho está maduro demais.
Para tirar o caroço, a melhor maneira é cortar a toda a volta, na vertical, rodar as duas metades, cuidadosamente, para lados opostos, até conseguir desprender as duas metades. Depois, espete a faca, na horizontal, no caroço, torça e o caroço vai sair muito facilmente.
Como conservar sem escurecer
Se depois de aberto não consumir as duas metades, use primeiro a parte que ficou sem o caroço e a que não usou não retire a casca. Deite sumo de limão na parte da fruta que está exposta ao ar, guarde numa caixa hermética ou embrulhe em película aderente e guarde no frigorífico, até 2 dias.
Outra opção é triturar a polpa com umas gotas de sumo de limão e congelar em formas de gelo. Assim, consegue conservar até 1 mês no congelador!
Esta fruta é excelente para comer em tostas, acompanhada com bacon, ovo e espargos, mas também é uma ótima opção para dar cremosidade a mousses, molhos e batidos.
Aqui ficam algumas sugestões!
Tártaro de salmão e guacamole
Panquecas de couve flor, abacate e ovo
Gelado de meloa e abacate
Mousse de chocolate saudável
Se gostou das nossas Dicas e receitas com abacate venha conhecer a marca PorSi e veja mais receitas Intermarché.