Carnes deliciosas feitas na brasa sabem sempre bem. Por isso, reunimos algumas dicas para churrasco, bem como várias receitas para fazer, quem sabe, agora para o Dia do Pai!
A primeira coisa importante, se for usar, churrasqueira, é o ponto do carvão. Quando ele obter uma coloração branca – ou cinza clara – é sinal de que a brasa está pronta para receber a carne. Mas isso pode demorar cerca de uma hora. Por isso, palneje bem o tempo para que não atrase muito a refeição.
Depois, ouse nos temperos. Carne na brasa só com sal grosso é ótima, mas pode usar mais temperos deliciosos. Pode usar alho, ervas como tomilho, alecrim ou orégãos para acrescentar mais sabor. quanto ao sal, adicione-o somente no momento de grelhar as carnes (para não secar e perder a suculência). Se optar por colocar o sal depois de grelhas, não exagere, porque a carne já cozinhada absorve mais facilmente e corre o risco de salgar demais.
Os molhos são outra coisa que não pode faltar. Inspire-se nas nossas sugestões e disfrute.
Molhos
- Tzaziki – molho ideal para frango e saladas – pepino ralado, iogurte, limão, hortelã, sal e pimenta
- Tuga (asas de frango) – Molho bem versátil e português – azeite, alho, colorau, louro sal e pimenta – pode ser pincelado durante a confecção ou no final. Ótimo para carnes brancas, mas também para peixe.
- Barbecue – molho ideal para churrascos e carne de porco (entrecosto, por exemplo) – vinagre, ketchup, colorau, sal, pimenta e açúcar.
- Salsa verde – azeite, alho, salsa – colocar tudo e triturar até obter consistência homogénea. Ideal para acompanhar carnes grelhadas (sobretudo carnes vermelhas)
- Bulhão pato – molho de azeite, alho, coentros e limão (nalguns casos pode ser necessário colocar na frigideira, adicionar manteiga e refrescar com sumo de limão).
Asas de frango
Crocantes, fáceis de fazer e muito suculentas! Estas asas de frango são um petisco delicioso que vai querer experimentar e repetir muitas vezes! 🙂
Entrecosto suculento
O truque aqui para ficar bem suculento é deixar marinar, pelo menos 30 minutos, a uma hora. Ou ainda deixar de um dia para o outro. Desta forma, vai conseguir mais sabor e uma textura tenra.
Lulas à bulhão pato
Grelhar as lutas, potas ou chocos.
Partir em tirinhas e servir com molho “bulhão pato”.