Todos gostamos de um Natal bem docinho. E a variedade de doces em cima da mesa é, normalmente, grande. Por isso, separámos as melhores dicas para sobremesas de Natal!
Aqui vai ficar a conhecer todos os segredos para conseguir fazer doces deliciosos e sem erro!
Por exemplo, sabia que para conseguir um arroz-doce mais cremoso, pode usar tantos ovos como uma embalagem de leite creme? É verdade. Ambas as opções resultam muito bem. Juntar o açúcar no final, também torna o arroz-doce mais macio e suave. Se cozinhar com o açúcar logo no início, corre o rosco de ficar com o arroz mais rijo.
Arroz-doce
Aquela sobremesa que não pode faltar. Um clássico da nossa doçaria que tem lugar cativo na mesa da consoada.
Quando falamos de aletria, a primeira dúvida com que ficamos é qual a melhor massa para a confeccionar. E é uma pergunta legítima, porque não se faz aletria com uma massa qualquer. Há uma variedade específica, cujo nome não engana. Basta procurar pela embalagem que diz massa de aletria. Pode encontrar em ninhos ou já partida. O importante é que seja uma massa muito fininha, quase como fios de cabelo.
Como Preparar uma Ceia de Natal Por 20€ para 4pessoas?
Aletria de Natal
Seja a versão mais tradicional ou a versão de Abóbora e maçã… o País ama aletria e arroz doce.
O panetone é uma iguaria clássica do Natal, que ganhou fãs por todo o mundo. Mas a sua origem é italiana. Como toda a boa receita, nasceu de um acidente, que logo ganhou fama.
Esta iguaria é tão apreciada, que a sua receita é protegida pela lei. Ou seja, para ser um panetone de verdade, é preciso acertar nas quantidades de farinha, sal, água, açúcar, ovos e frutas cristalizadas determinadas nesse decreto. No entanto, ao longo do tempo foi conhecendo variações no seu sabor. Hoje em dia o chocotone é um dos mais apreciados.
Sendo que o panetone consiste num pão de massa bem leve, um dos segredos é não carregar a massa de frutas cristalizadas ou de chocolate, por exemplo. Evite o excesso, pois dessa forma, a massa não irá crescer como deveria e o seu panetone não vai ficar com a textura desejada.
Panetone caseiro de chocolate
Começa a cheirar a Natal. As ruas vão-se iluminando e as casas também. Já estamos em contagem decrescente. Começa-se a decidir a ementa e os doces que vão estar à mesa. Este ano, o nosso panetone caseiro de chocolate vai juntar-se às outras iguarias!
As rabanadas ou fatias douradas são também um clássico à mesa dos portugueses. Uma espécie de french toast, são muito apreciadas por todos. A maciez do seu interior combina na perfeição com o açúcar e canela da parte de fora.
Apesar da sua receita original exigir fritura, hoje em dias há já muitas receitas igualmente boas que não precisam de óleo na sua confeção. O forno, assim como a airfryer tornaram-se nos nossos melhores amigos e o resultado é surpreendente. Por isso, não podemos deixar de fora deste artigo de dicas para sobremesas de Natal.
Também são a opção perfeita para aproveitar pão mais velho e duro, por exemplo. Se desejar acelerar o processo, use leite morno para demolhá-las.
Rabanadas saudáveis
Rabanadas, fatias douradas ou fatias paridas! São alguns dos nomes, pelos quais conhecemos esta iguaria tão natalícia. E, ao longo dos anos, esta receita tem conhecido várias versões. Inclusivamente, aqui no blog temos várias receitas diferentes.
Por fim, mas não menos importante, vem o bolo-rei. O ex-libris do Natal em Portugal. Na versão rei ou rainha, este é aquele bolo que não pode faltar. Apesar de haver receitas maravilhosas pelas pastelarias do nosso país, também o podemos fazer em casa.
Para uma massa perfeita de bolo-rei ou rainha é preciso paciência. Ele precisa levedar pelo menos 2 vezes. Outra dica muito importante, não vale usar fermento para bolo, tem de ser o de padeiro, aquele que usamos para fazer pão. Esse fermento vai fazer o nosso bolo ficar com a textura correta.
Agora, não perca tempo e tome nota de todas estas dicas e feliz Natal!
Ebook e Curso de Receitas Económicas por 1€
Se gostou das nossas dicas para sobremesas de Natal, então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para ativar as notificações e não perder pitada!