Um ensopado de enguias bem aromático e saboroso, com as enguias mais frescas do mercado! ??Aposto que até os mais céticos vão gostar!
As enguias não reúnem unanimidade. Há quem goste, há quem odeie! Talvez, por parecerem pequenas serpentes… Mas na verdade, esta espécie é bem peculiar. Elas percorrem milhares de quilómetros do mar até à água doce para desovar e morrer.
Devido ao seu trajeto de vida, que anda entre a água doce e salgada, o seu sabor é também doce e salgado. A consistência da sua carne é macia, mas gordurosa.
Para amanhar as enguias, é preciso retirar, primeiro, a viscosidade que está do lado de fora. Depois, devemos abri-las , pela parte de trás. Com um cortador ou uma tesoura de cozinha, cortamos a carne, sem quebrar a espinha. Este corte deve ser feito a partir do encosto até a cabeça, mas sem perfurar as entranhas pois a carne pode ficar verde devido à vesícula biliar. Seguidamente, é preciso cortar atrás da coluna e raspar a enguia até a cabeça, removendo a espinha e eliminar todas as vísceras internas.
Agora, está pronta para cozinhar. As enguias ficam ótimas em caldeirada, mas fritas também são deliciosas. Bom apetite!
Se gostou do nosso ensopado de enguias então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para ativar as notificações e não perder pitada!