É, talvez, das sopas frias mais conhecidas e consumidas em Portugal. Mas também é bem famosa em Espanha e no México. O nosso gaspacho com tomate assado é ainda mais saboroso, pelo simples facto de assarmos o tomate.
Fica logo com um paladar diferente! E na nossa versão, também pode substituir o pepino por curgete (apenas a parte branca). Se não gostar de pepino ou o achar indigesto, pode sempre optar por esta variante.
Para assar o tomate, tempere-o da forma que mais gostar, pode juntar uns dentes de alho, manjericão, mas só mais para o final para não amargar. Se o tomate que usar for muito ácido, junte uma colher de açúcar para anular a acidez.
Ah, e só a título de curiosidade, sabia que o tomate é uma fruta? É verdade. Assim como a berinjela, a curgete, o pepino e o pimento! É tudo fruta, apesar de nunca olharmos para elas dessa forma.
Além de saboroso, o tomate é ótimo para a nossa saúde.
Aliás, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate por dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate mais pequeno, tipo cereja.
Agora com toda esta informação, não deixe de experimentar a nossa receita e incluir o consumo de tomate nas suas receitas!
Se gostou da receita do nosso gaspacho com tomate assado, então, venha ver mais receitas e subscreva o nosso canal do Youtube e carregue no sino para ativar as notificações!