Cá por casa somos fãs de marmelos! E de marmelada sem açúcar!
Assados ou cozidos, aromatizados ou a acompanhar carne, num pão caseiro ou em puré no iogurte… Fica uma delícia de qualquer forma, excepto cru! Por todo o sabor adstringente e amargor que deixa na boca! .
Além disso, são ótimos para esta altura do ano (lembram-se comer o que terra nos dá 😉
Carregados de vitamina C, ricos em fibras e baixo em calorias, ajudam-nos a aumentar as defesas para os primeiros dias de frio e chuva do ano! Mais um “medicamento bom” que podemos tomar!
Desta vez trazemos uma receita diferente, marmelada sem açúcar e sem cozer marmelos!
Quisemos tirar o máximo sabor do outono e então colocámos num tabuleiro marmelos, maçãs e abóbora! Mais outono que isto é impossível.
Marmelada cheia de sabor
Polvilhámos com canela em pó, borrifámos com umas gotas de água e deixámos assar bem no forno (potenciámos sabor e retirámos água).
Para adoçar fervemos pasta de tâmaras em água e fomos deixando reduzir (não a ponto de caramelo, mas quase).
No final junta-se tudo, tritura-se bem e leva-se ao fogão um pouco mais para reduzir (cuidado para não colar ao fundo).
Basicamente esta marmelada é adoçada de várias formas… com a maçã, com a pasta de tâmaras e mesmo com a abóbora! Nas receitas convencionais o açúcar assume ainda um papel crucial… mas na conservação!
Chegou o novo Ebook de Lanches para a Escola e para o Trabalho
São mais de 30 Receitas bem simples de preparar e que lhe vão dar ideias para lancheiras e para comer bem e sem culpa. Saiba tudo aqui
Conservação
Neste caso fizemos quatro frasquinhos, ficámos com dois para nós e oferecemos os restantes aos avós! E o prazo de validade?
Pois é, conservados no frigorífico, pelo menos 2 semanas aguentaram no frio, mais que isso não podemos falar pois já desapareceram, como acontece na maioria das vezes 😉
Espero que gostem, porque até os avós que são gulosos adoraram!
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.