Este é o melhor bacalhau assado com crosta de broa que já fiz! Uma verdadeira delícia e explosão de sabores!
Além da crosta, que é irresistível, os camarões salteados, os legumes e as batatas a murro, são os complementos perfeitos para este prato. Não deixe de experimentar.
Para esta receita, aconselho um bom bacalhau, alto e suculento, porque isso vai fazer toda a diferença no resultado final. Siga todas as dicas de demolha e confecção e o resultado é maravilhoso.
Quando usamos bacalhau nas receitas, corremos sempre o risco de o cozinhar demais… para evitar isso, uma das formas de ver que o bacalhau está no ponto é quando ele começa a lascar. Dá para ver de lado, que as lascas se começam a notar. Nessa altura sabemos que está no ponto.
Se usar bacalhau congelado, deixe descongela de um dia para o outro, caso contrário a receita pode ficar comprometida.
Tome, então, nota dos ingredientes e mão à obra… não se vai arrepender! ☺️
Ebook e Curso de Receitas Económicas por 1€
O melhor bacalhau assado com crosta de broa
2
doses40
minutesUm bacalhau delicioso que vai querer experimentar!
Ingredientes
2 lombos Bacalhau da Noruega
1/2 broa de milho
2 dentes alho
Salsa
Fio de azeite
Batatas para assar
Mistura de legumes
Feijão verde
Camarões a gosto
Q.b. Sal
Q.b. Pimenta q.b.
Passos
- Comece por secar bem o bacalhau para retirar o excesso de agua da demolha.
- Triture a broa de milho, com um dente de alho, salsa, fio de azeite até obter uma consistência tipo crumble.
- Num tabuleiro de forno, coloque um 1 fio de azeite e coloque o bacalhau com a pele virada para baixo, por cima coloque o crumble, pressione bem e leve ao forno 20/25 minutos a 180ºC.
- Numa frigideira coloque um fio de azeite, salteie os legumes, adicione e o feijão verde já cozido. Reserve e na mesma frigideira salteie os camarões com 1 fio de azeite e 1 dente de alho.
- Retire as batatas assadas do forno, e dê-lhe uns murro!
- Para empratar começamos por colocar os legumes, em seguida as batatas e o nosso delicioso bacalhau com broa. Finalizamos com os camarões e salsa picada.
Video da Receita
Notas
- Dicas do Pai: durante a demolha a pele do bacalhau deve estar sempre virada para cima. A demolha deve ser feita em água fria e, se a temperatura ambiente o justificar, deve ser feita no frigorífico. A água deve ser mudada de 8 em 8 horas e o tempo médio de demolha é de 48 horas. Em média o bacalhau aumenta 30% depois da demolha! Se comprarmos um kg, depois da demolha ficamos com 1,300kg!
Seguiu esta receita?
Faça Tag @apitadadopai no Instagram e use este hashtag #apitadadopai
Seguiu esta receita?
Siga-nos carregando aqui: us
Como Preparar uma Ceia de Natal Por 20€ para 4pessoas?
Se gostou do nosso O melhor bacalhau assado com crosta de broa, então, não perca muitas outras receitas do nosso livro Estou farto de Cozinhar… e agora? garanta já o seu exemplar nos sites da Wook, Fnac ou ainda Bertrand. Consegue, igualmente, encontrar em qualquer hipermercado do país!