Há cada vez mais pessoas a optar por uma dieta sem glúten, quer por questões de intolerância, quer por opção. Mas isso não significa que nunca mais volte a tocar numa fatia de pão. E este pão sem glúten é uma excelente opção.
Primeiro, é importante saber que o glúten está naturalmente presente em diversos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Esta proteína é ainda responsável pela elasticidade na preparação de diversos alimentos, como o pão. Ao amassar a massa criam-se redes de glúten, que são estruturas capazes de reter o dióxido de carbono expelido pelas leveduras do fermento que fazem crescer o pão e deixá-lo fofinho.
No entanto, nem todas as pessoas se dão bem com o glúten. Para cerca de 1% da população, o consumo desta proteína desencadeia uma reacção no sistema imunológico que prejudica as vilosidades intestinais, que são responsáveis pela absorção dos nutrientes. Estas reacções dão origem à doença celíaca.
Por conseguinte, caso seja o seu caso ou simplesmente decidiu reduzir ou eliminar o glúten da sua dieta, aponte esta receita de pão sem glúten, porque além de simples é deliciosa.
Se lhe falta tempo e ideias para para cozinhar experimente a nossa linha família.
Aproveito para o convidar a assistir, todas as semanas, ao meu programa A Pitada do Pai ,no canal MyCuisine, na posição 122 da MEO!
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para ativar as notificações.