Despedimo-nos da Póvoa de Varzim! Daqui levamos uma linda paisagem, pessoas de grande coração e uma Pescada Poveira! Cheia de sabor que vai elevar a pescada cozida a um outro nível! Têm sem dúvida de experimentar.
Na origem desta receita estão os pescadores, que tanto caracterizam esta zona do país. Então, as famílias de pescadores preparavam este prato em épocas especiais e ficou para sempre na gastronomia nacional.
A pescada para esta receita deve ter postas altas, como aquelas que usamos para cozer. Para escolher uma boa pescada, tenha em atenção alguns tópicos. Primeiramente, a pele deve estar brilhante, húmida e inteira, sem manchas, furos ou cortes.
Depois, as guelras devem ter uma cor viva, avermelhada e não devem apresentar nenhum muco. Já as escamas devem estar firmes, resistentes e brilhantes. E como sempre, os olhos devem estar salientes e brilhantes.
Depois de escolher uma boa pescada, metade da receita está garantida! 🙂
Agora é só caprichar no molho e deixá-lo reduzir e apurar conforme manda a tradição! Fica, de facto, um contraste delicioso. A suavidade de sabor da pescada e as batatas cozidas e o molho bem vibrante e de sabor forte.
Se gostou da nossa pescada poveira, então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube. Bem como carregar no sino para ativar as notificações e não perder pitada!