Do Perú veio a “febre” do ceviche. A moda do sushi, apresentou-nos o sashimi. E agora, são as poke bowls que estão a fazer a loucura dos apreciadores de peixe cru. Este poke de salmão é tão simples de preparar, quanto delicioso!
Esta inspiração hawaiana, inventada pelos pescadores do antigo Hawai, ganhou popularidade nos anos 70. Mas foi há cerca de oito anos que rebentou a loucura dos restaurantes de poke pelo mundo. E entende-se, porque é um prato muito nutritivo, passível de personalizar ao nosso gosto e que nos permite sentir sabores bem exóticos e diferentes do que estamos habituados.
Montar o poke perfeito
Para montar uma poke bowl precisamos de uma base: arroz, arroz integral, quinoa, arroz para sushi. A base é servida quente, enquanto a proteína e os restantes toppings são servidos frios.
Normalmente, a base é temperada com vinagre de arroz e flocos de alga nori. No entanto, também pode usar vinagre balsâmico branco, que é um pouco mais doce do que o vinagre de arroz.
Segue-se a proteína. Tradicionalmente usa-se peixe cru, nomeadamente o atum. Mas pode optar por outro tipo de peixe, desde que seja super fresco e com uma qualidade para sushi, se é que me faço entender!
O molho é outro elemento super importante, porque é ele que vai condimentar a nossa bowl! Temperos como cebolinho picado, molho de soja, sementes de sésamo, algas, vinagre de sidra, limão, lima, gengibre, alho, pasta de feijão, combinam na perfeição neste tipo de pratos.
Para introduzir texturas diferentes e mais sabor, pode ainda juntar: fruta fresca, abacate (um clássico), tomate cereja, cenoura, cebola, cogumelos, sementes tostadas, frutos secos, coentros frescos, hortelã. O que mais gostar e onde a sua imaginação o levar.
Acima de tudo, divirta-se e bom apetite!