Hoje vamos falar de Primeiras Papas e Obstipação.
Há muita gente que diz que ser pai ou mãe é de facto mudar as prioridades das nossas vidas. Mais que isso, é deixar de lado os temas da actualidade e falar muito mais de assuntos mais interessantes como… os cocós (ou a ausência deles)… a sua consistência, a frequência com que fazem, a ultima vez que fizeram, etc.
Quem é pai (mãe) sabe que existem variadíssimas razoes, para os babies ficarem mais “presos”, mas todos queremos evitar que isto aconteça, como é óbvio. Temos recebido inúmeras questões sobre obstipação nos bebés, e com base na nossa experiência enquanto pais, aqui deixamos algumas dicas de alimentos que ajudam a melhorar esta situação e quais os alimentos a evitar.
Nota: no caso do seu pequenino não melhorar, o melhor é mesmo consultar o seu pediatra.
Alimentos a consumir
- Abóbora – substitua a cenoura por abóbora nas sopas
- Ameixas secas – são muito ricas em fibras e por isso ajudam na regulação intestinal
- Aveia – muito rica em fibras solúveis, é ainda de fácil digestão e ajuda a evitar a prisão de ventre
- Funcho – ajuda no alívio de cólicas e desconfortos intestinais (ajuda à libertação de gases) nos bebés e crianças. É rico em antioxidantes, fibras suaves, ácido fólico, ferro, potássio e vitamina C.
- Leite materno, água e chá (preferencialmente de ameixa ou funcho)
- Pêra (madura), banana (bem madura) e papaia/mamão
Veja aqui mais receitas de Primeiras papas e Primeiras Sopas
Receitas a partir dos 6 meses,
Receitas a partir dos 7 meses,
Receitas a partir dos 8 meses,
Receitas a partir dos 12 meses
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 6 colheres de sopa de aveia integral (demolhada)
- 1 funcho pequeno (só a parte branca)
- 4 ameixas seca
[/ingredients]
Alimentos a evitar
- Arroz
- Bananas
- Batatas
- Massas
Com base nestes alimentos chave, referidos em cima partilhamos convosco a receita de papinhas de aveia, funcho e ameixa, uma excelente sugestão para melhorarmos o transito intestinal dos nossos babies.
[directions title=”Passos”]
- Num tachinho, coloque a aveia demolhada, as ameixas e o funcho e cubra com água.
- Vá mexendo e deixe levantar fervura. Mantenha em lume brando, por cerca de 10minutos (ou até o funcho estar cozido), e vá mexendo para evitar que a aveia se agarre ao fundo do tacho.
- No final pode triturar até atingir a consistência desejada. Deixe arrefecer e está pronto a servir (pode dividir em caixas e guardar no frigorífico por 1 a 2 dias).
[/directions]
Nota: os benefícios do funcho são conhecidos e explicados no artigo. Mas devido ao teor de alguns compostos voláteis (anethole, estragole, por exemplo)1 o seu consumo (como tudo deve ser feito de forma moderada/ocasional… O que quer dizer que o funcho é delicioso e ajuda sim, não é para comer todos os dias… Isto vai em linha com o que sempre defendemos… Equilíbrio e moderação 🙂 (dica baseada no artigo das Papinhas da Xica)
Veja aqui todos os passos desta receita e no video do nosso canal de youtube – Subscreva o canal para ver mais receitas todas as semanas 😉
Subscreva o nosso canal de youtube em www.youtube.com/apitadadopai