Ano Novo, nova rubrica: Quem se lembra?. Uma rubrica em que, semanalmente, vamos lembrar o que se comia nos anos 80/90 e dar sempre sugestões saudáveis. Esta semana, quem se lembra, do bollycao e dos tous?
Tenho a certeza que se lembram dos bollycaos. Aquele pão de leite recheado com chocolate. Um clássico de quem cresceu nos anos 80 e 90. Ai que saudades!
Bem, com os bollycaos vinham uns autocolantes retangulares com um boneco verde que fazia poses relativas às frases e estados de espírito. Era já um presságio para as redes sociais e emojis que viriam a dominar o mundo décadas depois! Já pensaram nisso?
Foi a loucura dos anos 80, sobretudo, nas escolas. Os autocolantes do “Tou” iam sempre parar colados às capas dos cadernos, aos livros da escola, aos frigoríficos, ao guarda-fatos ou às janelas dos quartos.
Lembram-se do anúncio?
Toda a gente trocava os repetidos e ia fazendo crescer a sua coleção. Naquela altura, servia para partilharmos aquilo que sentíamos, como hoje fazemos nas plataformas digitais.
Enfim, naquele tempo, não havia Facebook ou Instagram para dizer o que estavamos a pensar, nem sítio nenhum para expressar as nossas opiniões. Estes autocolentes ajudaram a criar aquilo a que chamamos de “estados” e a expressarmo-nos com mais facilidade em todo o lado. Foi, com toda a certeza, uma loucura na altura e quase que arrisco a dizer que é uma das colecção de brindes que deixa mais saudades.
Aliás, os “Tou” tiveram 2 séries, a primeira com 50 cromos e a segunda com 65. Foram ainda lançados uns “Tou” de tamanho maior e desdobráveis, com 20 para coleccionar.
Digam-me, então, nos comentários qual era o vosso preferido! Se fosse hoje, o meu seria o ‘Tou feito num oito! 😛
Mesmo não havendo redes sociais na altura, há quem tenha seguidores excelentes que rapidamente fizeram chegar várias fotos de “tous”. Pode também enviar sugestões, mais imagens e outros temas para o nosso email .
Enfim, para matar saudades, que tal fazer a nossa versão de bollycao saudável?
A saber, esta rubrica é exclusivamente patrocinada pela nossa memória! Envie mais sugestões para [email protected].
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.