Já diz o ditado: “março, marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão”. Ora, verão remete logo para pratos leves e deliciosos, como estas Sardinhas ao sal com pimentos assados!
“Mas, Rui, sardinhas em março?”. Ainda que pareça estranho, sim, é possível, digo-vos eu. Porque estas nossas amigas, já consideradas uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, estão disponíveis todo o ano, nestas embalagens da Brasmar!
A sardinha é um peixe bastante nutritivo, que nos fornece, entre outros nutrientes, ómega 3, um ácido gordo de que o nosso organismo necessita, mas não produz.
Uma das melhores razões para substituir outros peixes pela sardinha, é a sustentabilidade e os seus baixos níveis de contaminação.
Ao contrário de outros peixes, as sardinhas comem plâncton. Isso significa que não apresentam as mesmas toxinas e metais pesados que outras espécies.
Para o bem da nossa saúde, devíamos evitar poluentes, incluindo metais pesados, como o mercúrio que é uma realidade em muitas espécies de peixe.
Resumindo, a sardinha é uma fonte rica de vitaminas, minerais, ómega 3 e proteínas e deve ser incluída na nossa alimentação.
Agora já sabe, não precisa esperar pelos Santos Populares para comer uma boa sardinha! E nem só na brasa é boa. Estas sardinhas ao sal com pimentos assados são uma verdadeira delícia!
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.