Esta é uma receita típica da doçaria conventual portuguesa. Com uma textura fofa e agradável, brilha ainda mais quando acompanhamos com compota de ameixa de Elvas. A verdade é que não deixa ninguém indiferente. A nossa Sericaia saudável tem todo o sabor e muito menos calorias.
Dependendo do nome que possamos usar: seriacá ou cericá, é indiscutível a fama desta sobremesa no nosso país. E como bom alentejano que sou, não podia deixar de fazer uma versão mais saudável, mas com todo o sabor,
Livro – POUPE COM A PITADA DO PAI – Nos Tops Fnac e Wook – 4ª Edição
Conta o Receituário de Convento de Santa Clara de Elvas, que a receita da Sericaia, surge do Oriente para o Reino, pelo Vice-Rei D. Constantino de Bragança no ano de 1562.
Não é de estranhar que a receita viesse parar a Vila Viçosa, já que, D. Constantino de Bragança, se instalou lá, depois do seu regresso da India. No convento, encontrava-se também uma das suas irmãs, Maria das Chagas, que muito, provavelmente, terá influenciado a introdução desta receita no convento.
Independentemente da sua origem, nós agradecemos por esta iguaria tão saborosa!
Ebook e Curso de Receitas Económicas por 1€
Curiosidades
- De convento para convento, as medidas variavam.
- O tempo de cozedura era contado ao som de Pai Nossos e Ave Marias, ditos com convicção!
- Na altura, usavam-se pratos de estanho. Quando caíram em desuso passou a usar-se pratos de barro vermelho vidrado, recordando a cor do metal vermelho usado originalmente.
Se gostou da nossa Sericaia saudável, então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para ativar as notificações e não perder pitada!