Chícharo ou xíxaras, é uma leguminosa achatada, muito parecida com o tremoço e com a cor do grão de bico. Entrou em Portugal pelo sul do país, mas é na região de Alvaiázere, a Capital do Chícharo, que tem ganho destaque. Muitas são as receitas que se podem fazer e eu escolhi esta tarte de doce de chícharo para render a minha homenagem.
Para quem não conhece, o chícharo é altamente nutritivo, rico em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais. Pode ser cozinhado da mesma forma que o feijão, e usado em pratos de peixe, sopa, entrecosto, migas, tartes, entre outros.
Todos os anos, em Alvaiázere, se realiza o tradicional Festival do Chícharo, onde se podem provar todas as iguarias feitas com este produto tão tradicional da zona. No entanto, este ano, por motivos que todos sabemos, esta festa não terá lugar.
Mas, para colmatar este contratempo, a autarquia criou a iniciativa Alvaiázere Sabe Bem, que desafia todos os alvaiazerenses (populares, restaurantes, associações e coletividades) a participar com as suas receitas de chícharo. Para quem é da zona, não deixe de contribuir para esta esta iniciativa, quer seja com entradas, pratos principais, sobremesas, petiscos, bebidas ou bolos. No final, haverá prémios para os melhores! 😉
Dêem uma olhadela no site e fiquem a saber como podem participar e continuar a divulgar este produto tão característico e delicioso!
Eu já fiz a minha parte, e preparei esta tentadora tarte de doce de chícharo. Espero que gostem e se não conhecem esta leguminosa, é uma boa oportunidade para o fazer!
Tarte doce de Chícharo
4
doses20
minutes30
minutesUma sobremesa aromática com produtos bem portugueses!
Ingredientes
300 g de chícharo cozido
Massa quebrada
2 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa farinha (amêndoa ou trigo)
1 t tâmaras (ou outro adoçante)
1 pau canela
1 colher de café Noz moscada q.b.
gotas de essência de baunilha
Passos
- Num tacho, coloque as tâmaras (sem caroço), cubra com água, junte 1 pau de canela e uma casca de limão. Deixe cozinhar até as tâmaras ficarem em pasta. Retire o pau de canela e a casca de limão, no final.
- Numa tarteira coloque a massa quebrada e pique com um garfo.
- Num robô de cozinha, coloque o chícharo, os ovos, as gemas, a farinha, a “pasta de tâmaras”, a noz moscada e umas gostas de essência de baunilha. Triture tudo até ficar homogéneo.
- Coloque sobre a massa estendida e leve ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC.
Notas
- Dica: para uma versão saudável, pode substituir a massa quebrada por uma base feita com banana, aveia, coco e ovo.
Seguiu esta receita?
Faça Tag @apitadadopai no Instagram e use este hashtag #apitadadopai
Seguiu esta receita?
Siga-nos carregando aqui: us