O terceiro episódio da nossa série com a Teresa Guilherme começou devagarinho, com uma deliciosa Tomatada alentejana | Ep.3 NGC. Como a nossa receita é alentejana, como eu, não há cá pressas, que nós gostamos de fazer tudo com vagar! 🙂
Esta receita é bem típica desta zona do país, onde encontramos tomate de ótima qualidade. Aliás, Portugal é dos que mais produz tomate a nível mundial e também dos que mais exporta: cerca de 93% da produção total.
Então, é impossível não aproveitar este fruto (sim, o tomate é um fruto!) para fazer esta magnífica receita. Mas agora uma questão se levanta: que tomate usar?! Há muitas opções: o chucha, o cereja, o coração de boi, o redondo, o de rama e por aí vai.
Na verdade, qualquer um deles pode ser usado. No entanto, eu recomendo uma variedade madura e doce. O coração de boi, o redondo ou o chucha, são opções ótimas. Mas como disse, pode usar qualquer tomate. Quanto mais verde, mas ácida a sua sopa ficará. Mas até isso tem solução. Se não usar as sementes e deixar ferver bem, a acidez diminui drasticamente!
Então, assista a mais um episódio de Numa Grande Caldeirada e veja como preparar esta maravilha alentejana e bom apetite!
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DCgtCwg12_0[/embedyt]Se gostou da nossa tomatada alentejana, então, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube, bem como carregar no sino para ativar as notificações e não perder pitada! Todas as semanas partilhamos um episódio novo!