Este pão da Filipa Gomes tornou-se mesmo numa pandemia, mas bem saborosa! Depois de ter sido declarado estado de emêrgência em Portugal, não nos resta mais nada senão fazermos o nosso próprio pão, para não andarmos sempre a sair de casa. Entretanto, fiz várias variações da receita base e hoje partilho vários tipos de pão fácil sem amassar que fiz em casa!
A receita base podem encontrar aqui :
Na receita acima, já têm muitas dicas para fazerem um bom pão em casa.
Principais dúvidas que nos têm colocado sobre a receita e sobre o pão
A farinha base a utilizar convém ser uma Farinha de T65 ou farinha de Trigo integral por exemplo. Nestas Receitas usámos as Farinhas da Gama PorSi (A Sua Nova Marca do Intermarché). Também funciona com farinhas de finas para bolos, mas não fica exactamente igual
Sem fermento de padeiro, não será muito fácil conseguirem um pão como estes. O fermento químico para bolos não tem a mesma força, nem serve para o mesmo. A sua ação acontece no forno, por isso, nunca irá levedar a massa.
Mais uma vez, relembro para não colocarem sal por cima do fermento. Ele irá matar as leveduras. Já o açúcar alimenta o fermemento, se quiserem que o vosso pão cresça bastante, juntem uma colher de sopa açúcar à água onde dissolvem o fermento. Ele não ficará no pão. Só vai mesmo alimentar o fermento!
A temperatura da água também é importante. Morna não é quente. No máximo 35º. A temperatura dos biberãos dos bebés! 🙂
Veja aqui mais exemplos de pão
Como não está fácil arranjar fermento de Padeiro, veja aqui como fazer fermento caseiro ou como fazer este pão sem fermento
Entretanto, não se esqueça de subscrever o nosso canal do Youtube e carregar no sino para activar as notificações.